
BEM-VINDO(A)! Você está no site do CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL
CIDADE TIRADENTES
#CFCCT
#OESPAÇOÉSEU
Foto de Marcos Carvalho
QUEM SOMOS?
Inaugurado em 22 de dezembro de 2012, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) é um equipamento municipal vinculado à Fundatec (Fundação Paulistana de Educação e Cultura) e as Secretaria Municipais de Cultura e Trabalho, Renda e Cidadania, que visa contribuir com a promoção da qualidade de vida dos moradores dos arredores.
Desde a sua inauguração, o equipamento promove ações culturais para os moradores do bairro, como shows, espetáculos teatrais, exibição de filmes, além da promoção de debates e eventos de interesse da comunidade. O projeto arquitetônico do equipamento privilegia a livre circulação entre o espaço paisagístico e a área construída. O conjunto conta com um edifício dividido em 5 pavimentos que correspondem a 7.300 metros quadrados de área construída, implantado em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados.
SUBSOLO: áreas de depósito e almoxarifado, vestiários, refeitório, cozinha e despensa.
TÉRREO: cinema (130 lugares), biblioteca (acervo de 19.000 exemplares), centro de memória, salas de administração, banheiros, copa e áreas de convivência.
PRIMEIRO PAVIMENTO: telecentro, laboratório de idiomas, laboratório de literatura salão para exposições (330 metros quadrados) e mesa de ping pong.
SEGUNDO PAVIMENTO: destinado aos cursos de artes, com dois ateliês de artes Plásticas, além de jardim interno com deck (330 metros quadrados) e área de convivência.
TERCEIRO PAVIMENTO: teatro (150 lugares) com camarins, bilheteria, 6 salas (de 92 metros quadrados) com pé direito alto e mezanino (26m2) destinadas aos cursos de formação, 1 sala ampla destinada ao Audiovisual (190m2).
ÁREA DO CIRCO: Terceiro Pavimento dá acesso ao pátio externo onde há uma área reservada para um Circo de lona com capacidade para 180 lugares e um Anfiteatro ao ar livre com capacidade para 200 lugares.
PARQUE: O pátio externo possui um elevador e escadas de acesso à parte superior do terreno, onde se localiza um Parque com árvores plantadas e um pequeno trecho de mata nativa e as áreas destinadas ao esporte e ao lazer, sendo compostas por: - Quadra poliesportiva; - uma pista de skate; - Playground; - Áreas de convivência e espaço para ginástica.
SOBRE CIDADE TIRADENTES
Localizado no extremo leste da cidade de São Paulo, o distrito de Cidade Tiradentes é um dos bairros mais populosos da cidade, com altos índices de vulnerabilidade social. Projetado como “bairro dormitório”, possui área de 15 km² correspondente a 1% do território do município de São Paulo.
O bairro possui 214.668 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), equivale a 2% da população do município de São Paulo. A alta concentração populacional (16.309,67 habitante por Km2) é acrescida de uma das maiores taxas de crescimento da cidade. Esta população contabiliza um total de 52.875 famílias residentes no bairro. Deste total, 8.064 famílias encontram-se em situação de alta ou muito alta vulnerabilidade.
A história de Cidade Tiradentes se confunde com os movimentos de moradia popular propagados em São Paulo a partir da década de 1970. No mesmo período o poder público iniciou o processo de aquisição de uma gleba de terras que era conhecida como Fazenda Santa Etelvina, então formada por eucaliptos e trechos de Mata Atlântica.
A identidade dos moradores de Cidade Tiradentes está diretamente ligada ao processo de constituição do bairro, feito sem planejamento pré- estabelecido, que levasse em conta as necessidades básicas da população. Boa parte dos moradores veio para a Cidade Tiradentes para realizar o sonho da casa própria, embora boa parte tenha se deslocado a contragosto, na ausência de outra opção de moradia.
Originalmente coberto pela Mata Atlântica, o bairro foi perdendo vegetação e atualmente possui apenas alguns pontos de mata no interior do distrito. Como ferramenta de preservação ambiental o bairro conta atualmente com três espaços de lazer ao ar livre. São eles: o Parque Linear da Consciência Negra, o Parque Vila do Rodeio e o Parque da Ciência.
A diversidade étnica e cultural da população do bairro possibilitou uma forte cena de manifestações artísticas na música, dança, teatro, literatura e audiovisual, entre outros. Inserido nesse contexto, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT) via abrigar as manifestações artísticas, bem como potencializar a difusão cultural e artística em Cidade Tiradentes.
