top of page

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL

CIDADE TIRADENTES

#CFCCT

#OESPAÇOÉSEU

Foto de Marcos Carvalho

  A história da biblioteca temática em Direitos Humanos Maria Firmina dos Reis se confunde com a história do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. A mobilização da comunidade por um espaço de leitura no bairro foi fundamental para que a biblioteca fosse viabilizada.

  A biblioteca do CFCCT é a única do Sistema Municipal de Bibliotecas com temática voltada para os Direitos Humanos. Possui acervo com 19.428 volumes e oferece também serviços como: apoio a pesquisa escolar, visita monitorada com mediação literária agendada por e-mail ou telefone e coleção de audiolivros para deficientes visuais. O acervo da biblioteca possui títulos de todas as áreas do conhecimento, inclusive o acervo específico em Direitos Humanos, com 512 títulos. 

  Em 2015, a biblioteca passou por uma reforma, para adequá-la à temática dos Direitos Humanos. Até aquele momento, o  que caracterizava a biblioteca como temática era a programação cultural e o acervo ainda em formação sobre o tema, diferenciando-a portanto, das demais bibliotecas temáticas da cidade. 

  A formulação do projeto da ambientação artística teve a participação dos funcionários e também da comunidade que pode ajudar a escolher as imagens, frases, disposição do mobiliário etc. O espaço ficou aconchegante e repleto de elementos simbólicos que dialogavam com a história do bairro e com a luta por Direitos Humanos dos moradores. 

  Com a reinauguração, a biblioteca foi batizada de com o nome da escritora negra maranhense Maria Firmina dos Reis, que foi a primeira pessoa a escrever um romance abolicionista no Brasil. Dessa maneira, Maria Firmina representa simbolicamente todas as mulheres de Cidade Tiradentes, migrantes ou descendentes de migrantes nordestinos que vêem nos livros e na educação uma oportunidade de questionar a realidade social, 

numa busca incessante pelosr Direitos Humanos.

  Com a reforma, a biblioteca ganhou arquibancada para acolher o público em espetáculos de contação de histórias. A área infantil, onde serão realizadas as atividades de mediação de leitura, ganhou uma réplica de um baobá (árvore de origem africana, utilizada por velhos sábios para contar histórias a crianças e adultos). 

  Além disso, a biblioteca possui programação cultural mensal com a realização de saraus, oficinas, palestras, semanas temáticas, programação especial de literatura, diálogos e café cultural.

 

Horário de funcionamento: 

De terça a sexta-feira, das 10h às 19h.

Sábados, 10h as 17h.

 

Contatos

Fone: (11) 3343-8911

E-mail: bibliotecadhct@gmail.com

 

Acesse AQUI nosso acervo 

 

Curta nossa página 

  • Facebook - Black Circle

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL

CIDADE TIRADENTES

Rua Inácio Monteiro, 9600 - Cidade Tiradentes - São Paulo

Quantos estão no site com você?

bottom of page